- Atelier +
Em frente ao Atelier apanhe o elétrico 15E (Praça da Figueira) para a baixa e saia na Praça do Comércio.
- 1Praça do Comércio +
Mais conhecida por Terreiro do Paço, é uma das mais belas praças da Europa, aberta a sul para o imenso estuário do Tejo.
Aqui se situo o palácio real e o centro do governo de Portugal durante cerca de dois séculos.
Era aqui o cais onde desembarcavam os Reis e Chefes de Estado que visitavam país. - 2Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha +
Esta Igreja do seculo XVI a XVIII tem uma entrada Manuelina notável e decoração barroca.
Está classificada como monumento nacional. - 3Igreja da Madalena +
A igreja da Madalena original foi construída em 1150, por ordem de D. Afonso Henriques, ao lado da cerca mourisca. Em 1363, um incêndio destruiu a igreja. Em 1600, foi parcialmente destruída devido a um ciclone. Em 1755, foi novamente derrubado pelo terremoto. A rainha D. Maria I, em 1783, reconstituiu a igreja.
É classificada como monumento nacional. - 4Igreja de Santo António +
A Igreja de Santo António está presumivelmente no lugar onde ele nasceu. É tradicional que os jovens que pretendam casar, no dia do seu casamento, visitem a igreja para orar e deixar flores para Santo António, que é o padroeiro dos noivos.
- 5Sé Catedral +
Vale a pena ver o interior desta Catedral. A catedral cristã foi construída em cima da antiga Mesquita de Lisboa (templo árabe), no século XII. No seu subterrâneo foram encontrados restos do templo visigodo e da construção romana anterior.
É classificada como monumento nacional. - 6Miradouro de Santa Luzia +
É um miradouro junto a uma pequena igreja com o mesmo nome, com uma bela vista panorâmica sobre Alfama.
- 7Miradouro das Portas do Sol +
O Miradouro das Portas do Sol é um espaço tipo varanda com uma vista magnífica da cidade de Lisboa sobre o Rio Tejo. Deriva o seu nome da antiga Porta do Sol, integrada na cerca moura de Lisboa, que existia neste local, arruinada no terramoto de 1755.
- 8Castelo de São Jorge +
O Castelo de S. Jorge é uma fortificação, construída pelos muçulmanos em meados do século XI que integrava a zona nobre da antiga cidadela medieval. Após a conquista de Lisboa, em 1147, por D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, os antigos edifícios de época islâmica foram adaptados e ampliados para acolher a casa real.
É classificado como monumento nacional. - 9Chapitô +
No caminho para baixo, irá passar na frente do Chapitô. É uma escola de circo, bar/restaurante e um lugar interessante para visitar.
- 10Miradouro do Chão do Loureiro +
Depois poderá ir a outro miradouro com um bar/restaurante e com uma das melhores vistas sobre os telhados do centro da cidade.
- 11Praça da Figueira +
A Praça da Figueira é uma das grandes praças do centro de Lisboa (Baixa Pombalina), esta área foi reconstruída e renovada após o terremoto de 1755.
- 12Rossio +
Rossio é a praça central do centro de Lisboa (Baixa Pombalina). O nome oficial é Praça Dom Pedro IV, mas todos o conhecem como Rossio (que significa centro da cidade).
- 13Teatro Nacional Dona Maria II +
O Teatro Nacional foi inaugurado em 1846, durante as comemorações do aniversário da rainha D. Maria II, passando por isso a exibir o seu nome na designação oficial.
- 14Estação de comboios do Rossio +
A Estação do Rossio foi inaugurada em 1886. Com uma monumental fachada neo-manuelina, é considerada uma das estações de comboios mais bonitas do mundo.
- 15Praça dos Restauradores +
A Praça dos Restauradores foi nomeada desta forma para celebrar a restauração da independência de Portugal em 1640, após 60 anos sob o domínio dos reis espanhóis. No seu centro, tem um obelisco monumental para comemorar o evento.
- Voltar para o Atelier +
Para voltar para casa, vá até á Praça da Figueira e apanhe o eléctrico 15E
- 1