- 1Mosteiro dos Jerónimos (150m) +
Obra-prima da arquitectura portuguesa do século XVI, está classificado como Monumento Nacional e Património Mundial da UNESCO. Situa-se numa das zonas mais qualificadas de Lisboa, um cenário histórico e monumental junto ao rio Tejo, local de onde partiram as naus e caravelas no tempo das Descobertas que viriam a dar “novos mundos ao mundo”.
- 2Museu Nacional de Arqueologia (300m) +
Situa-se na ala ocidental do Mosteiro dos Jerónimos. Apresenta ao público repositórios actualizados da ocupação humana no território português, desde as origens do povoamento, até à fundação da nacionalidade.
- 3Museu da Marinha (500m) +
Situa-se no lado esquerdo da ala oeste do Mosteiro dos Jerónimos. Expõe vários modelos de Galés, embarcações fluviais e costeiras, navios desde o tempo dos Descobrimentos até ao século XIX, assim como uma vasta colecção de armas, fardamentos, instrumentos de navegação e cartas marítimas.
- 4Planetário Calouste Gulbenkian (700m) +
Um Centro de Ciência Viva que se localiza ao lado do Mosteiro dos Jerónimos. Recria o céu nocturno e revela os mistérios do cosmos.
- 5Centro Cultural de Belém (450m) +
Centro cultural e de congressos que promove a cultura, apresentando espectáculos do teatro à dança, da música clássica ao jazz, da ópera ao cinema.
- 6Padrão dos Descobrimentos e Rosa dos Ventos (700m) +
O Padrão dos Descobrimentos evoca a expansão ultramarina portuguesa, sintetiza um passado glorioso e simboliza a grandeza da obra do Infante D. Henrique, o impulsionador das descobertas.
- 7Torre de Belém (1400m) +
Um dos "ex libris" da cidade, construída estrategicamente na margem norte do rio Tejo entre 1515 e 1520, fazia parte de um sistema de defesa, numa síntese entre a torre de menagem de tradição medieval e o baluarte moderno, onde se dispunham peças de artilharia. Património Mundial da UNESCO.
- 8Forte do Bom-Sucesso (1800m) +
Construído em 1782 como parte integrante da linha defensiva do rio Tejo é actualmente o Museu do Combatente e Memorial aos Combatentes do Ultramar.
http://www.ligacombatentes.org.pt/museus/museu_do_combatente
- 9Jardim Botânico Tropical (100m) +
Especializado em flora tropical e subtropical inclui no total mais de 500 espécies originárias dos diversos continentes.
- 10Palácio Nacional de Belém (200m) +
O Palácio de Belém é a residência oficial do Presidente da República Portuguesa. Engloba o Museu da Presidência da República.
- 11Picadeiro Real (350m) +
Antigo picadeiro real construído em 1787, actualmente englobado no Museu dos Coches contem um núcleo expositivo com coches e berlindas.
- 12Museu Nacional dos Coches (500m) +
O museu tem uma das melhores colecções de carruagens históricas do mundo
- 13Museu da Electricidade (800m) +
A Central Tejo é um exemplar único do património histórico, industrial e arquitectónico da primeira metade do século XX.
http://www.fundacaoedp.pt/museu-da-eletricidade/central-tejo/a-fabrica-que-eletrificou-lisboa/87
- 14MAAT (950m) +
Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia.
- 15Cordoaria Nacional (1300m) +
A Cordoaria Nacional destinava-se à produção de cordas, cabos, velas e outros equipamentos para os navios. É considerado um dos mais notáveis exemplares de arquitectura industrial setecentista, estando classificado como Monumento Nacional. Actualmente funciona como espaço de exposições temporárias.
- 16Museu Nacional de Etnologia (1000m) +
O Museu Nacional de Etnologia reúne um total aproximado de 40.000 objectos de diversas partes do Mundo, com especial incidência em Portugal, continental e insular, e no antigo Ultramar Português.
- 17Jardim Botânico da Ajuda (1000m) +
Com uma área de 3,5 ha segue os modelos renascentistas em terraços talhados na encosta, tendo três elementos fundamentais, pedra esculpida, plantas e água em fontes e lagos. Engloba a colecção botânica, o jardim de passeio ornamental, «o jardim dos aromas» desenhado para invisuais e o arborinho.
- 18Palácio Nacional da Ajuda (1600m) +
Antigo palácio real é hoje monumento nacional e museu. É o único palácio visitável em Lisboa que ainda conserva, de um modo fidedigno, a disposição e decoração das salas ao gosto do séc. XIX. Integra importantes colecções de artes decorativas dos séculos XVIII e XIX: ourivesaria, tapeçaria, mobiliário, vidro, cerâmica, pintura, gravura, escultura e fotografia.
- 19Museu Colecção Berardo (500m) +
Museu de arte moderna e contemporânea.
- 20Igreja da Memória (700m) +
Igreja de arquitectura barroca com características neoclássicas, foi construída em memória de um atentado falhado contra o Rei D. José I, no século XVIII. Esta igreja é património nacional e contem os restos mortais do Marquês de Pombal.
- 1